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DEUS

  • svdee1
  • 26 de set.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 18 de out.

ENTENDIMENTOS

Deus é a inteligência suprema e a causa primária de todas as coisas. (6)

É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom. E criou tudo o que existe. (1)

Deus é infinito em Suas perfeições, mas dizer que Deus é o infinito seria tomar o atributo de uma coisa pela própria coisa, ambas desconhecidas. A linguagem humana é pobre demais para definir Deus. (7)

Crer que as manifestações espíritas sejam coisa do diabo é diminuir Deus, pois não seria possível que Ele permitisse somente ao mal manifestar-se sem a contrapartida do bem. Se Ele não pudesse fazer o bem comunicar-se, não seria onipotente; e se pudesse e não o fizesse, desmentiria a Sua bondade. Ambas as suposições seriam blasfemas. (2)

Não importa a definição que os homens dêem para Ele: o princípio de todas as coisas, o criador do Universo, a inteligência suprema, o infinito, o grande Espírito, etc., etc. Em definitivo, será sempre Deus. (3)

A prova da existência de Deus está no axioma de nossa ciência “Não há efeito sem causa”. Tudo o que não é obra do homem tem que ter sido criado por alguém. O Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa e crer que o nada pode criar alguma coisa.

O sentimento instintivo da existência de Deus que todos os homens trazem em si também comprova que Deus existe, pois, de onde lhes viria esse sentimento, se não tivesse uma base? Ainda aí se usa o princípio — não há efeito sem causa. Esse sentimento não poderia ser fruto somente de idéias adquiridas pela educação, pois, se assim fosse, não existiria esse sentimento entre selvagens; também não seria universal e só existiria naqueles que tivessem podido receber esse ensino, conforme se dá com as noções científicas.(8)

Os Espíritos informaram que são os agentes da vontade de Deus, com missão de instruir e esclarecer os homens, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade. (4)

O orgulho e a ambição serão sempre uma barreira erguida entre o homem e Deus. (5)


FONTES

Livro dos Espíritos, Introdução, "Ao Estudo da Doutrina Espírita VI"

(1) "Deus é eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom. “Criou o Universo, que abrange todos os seres animados, e inanimados, materiais e imateriais.

Livro dos Espíritos, Introdução, "Ao Estudo da Doutrina Espírita X"

(2) Efetivamente, como acreditar que Deus só ao Espírito do mal permita que se manifeste, para perder-nos, sem nos dar por contrapeso os conselhos dos bons Espíritos? Se ele não o pode fazer, não é onipotente; se pode e não o faz, desmente a sua bondade. Ambas as suposições seriam blasfemas.

Livro dos Espíritos, Introdução, "Ao Estudo da Doutrina Espírita XIII"

(3) Outro tanto acontece relativamente a Deus. Será: o princípio de todas as coisas, o criador do Universo, a inteligência suprema, o infinito, o grande Espírito, etc., etc. Em definitivo, será sempre Deus.

Livro dos Espíritos, Prolegômenos

(4) Os Espíritos anunciam que chegaram os tempos marcados pela Providência para uma manifestação universal e que, sendo eles os ministros de Deus e os agentes de sua vontade, têm por missão instruir e esclarecer os homens, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade.

(5) “Lembra-te de que os Bons Espíritos só dispensam assistência aos que servem a Deus com humildade e desinteresse e que repudiam a todo aquele que busca na senda do Céu um degrau para conquistar as coisas da Terra; que se afastam do orgulhoso e do ambicioso. O orgulho e a ambição serão sempre uma barreira erguida entre o homem e Deus. São um véu lançado sobre as claridades celestes, e Deus não pode servir-se do cego para fazer perceptível a luz.”

Livro dos Espíritos, Parte Primeira, Das Causas Primárias, Capítulo I – De Deus

(6) 1. Que é Deus?

“Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.”

(7) 3. Poder-se-ia dizer que Deus é o infinito?

“Definição incompleta. Pobreza da linguagem humana, insuficiente para definir o que está acima da linguagem dos homens.”

Deus é infinito em suas perfeições, mas o infinito é uma abstração. Dizer que Deus é infinito é tomar o atributo de uma coisa pela coisa mesma, é definir uma coisa que não está conhecida por uma outra que não o está mais do que a primeira.

(8) PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS

4. Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?

“Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá.”

Para crer-se em Deus, basta se lance o olhar sobre as obras da Criação. O Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa e avançar que o nada pôde fazer alguma coisa.

5. Que dedução se pode tirar do sentimento instintivo, que todos os homens trazem em si, da existência de Deus?

“A de que Deus existe; pois, donde lhes viria esse sentimento, se não tivesse uma base? É ainda uma conseqüência do princípio — não há efeito sem causa.”

6. O sentimento íntimo que temos da existência de Deus não poderia ser fruto da educação, resultado de idéias adquiridas?

“Se assim fosse, por que existiria nos vossos selvagens esse sentimento?”

Se o sentimento da existência de um ser supremo fosse tão-somente produto de um ensino, não seria universal e não existiria senão nos que houvessem podido receber esse ensino, conforme se dá com as noções científicas.



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