top of page

CONSOLADOR PROMETIDO

  • svdee1
  • 7 de out.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 18 de out.

ENTENDIMENTOS

O Espiritismo, se bem compreendido, é um preservativo contra a loucura e o suicídio.

Entre as causas mais comuns de sobre-excitação cerebral, devem contar-se as decepções, os infortúnios, as afeições contrariadas, que, ao mesmo tempo, são as causas mais frequentes de suicídio.

O verdadeiro espírita vê as coisas deste mundo de um ponto de vista tão elevado; elas lhe parecem tão pequenas, tão mesquinhas diante do futuro que o aguarda; a vida se mostra tão curta, tão fugaz; que, aos seus olhos, as tribulações não passam de incidentes desagradáveis no curso de uma viagem. Ele também sabe que as amarguras da vida são provas úteis ao seu adiantamento; se as sofrer sem murmurar será recompensado na medida da coragem com que as houver suportado. Suas convicções lhe dão, assim, uma resignação que o preserva do desespero e, por conseguinte, da loucura e do suicídio.

As comunicações com os Espíritos lhe mostram qual a sorte dos que voluntariamente abreviam seus dias, o que o faz refletir. Tanto que um número muito considerável de pessoas desiste desse ato infeliz devido a esse conhecimento. (1)

Os Espíritos expuseram a Doutrina com o objetivo de reunir os homens em um mesmo sentimento de amor e caridade. (2)


FONTES

Livro dos Espíritos, Introdução, "Ao Estudo da Doutrina Espírita XV"

(1) Vou mais longe: digo que, bem compreendido, ele é um preservativo contra a loucura.

Entre as causas mais comuns de sobreexcitação cerebral, devem contar-se as decepções, os infortúnios, as afeições contrariadas, que, ao mesmo tempo, são as causas mais freqüentes de suicídio. Ora, o verdadeiro espírita vê as coisas deste mundo de um ponto de vista tão elevado; elas lhe parecem tão pequenas, tão mesquinhas, a par do futuro que o aguarda; a vida se lhe mostra tão curta, tão fugaz, que, aos seus olhos, as tribulações não passam de incidentes desagradáveis, no curso de uma viagem. O que, em outro, produziria violenta emoção, mediocremente o afeta. Demais, ele sabe que as amarguras da vida são provas úteis ao seu adiantamento, se as sofrer sem murmurar, porque será recompensado na medida da coragem com que as houver suportado. Suas convicções lhe dão, assim, uma

resignação que o preserva do desespero e, por conseguinte, de uma causa permanente de loucura e suicídio. Conhece também, pelo espetáculo que as comunicações com os Espíritos lhe proporcionam, qual a sorte dos que voluntariamente abreviam seus dias e esse quadro é bem de molde a fazê-lo refletir, tanto que a cifra muito considerável já ascende o número dos que foram detidos em meio desse declive funesto. Este é um dos resultados do Espiritismo. Riam quanto queiram os incrédulos. Desejo-lhes as consolações que ele prodigaliza a todos os que se hão dado ao trabalho de lhe sondar as misteriosas profundezas.

Livro dos Espíritos, Prolegômenos

(2) Eis em que termos nos deram, por escrito e por muitos médiuns, a missão de escrever este livro:

“Ocupa-te, cheio de zelo e perseverança, do trabalho que empreendeste com o nosso concurso, pois esse trabalho é nosso. Nele pusemos as bases de um novo edifício que se eleva e que um dia há de reunir todos os homens num mesmo sentimento de amor e caridade. Mas, antes de o divulgares, revê-lo-emos juntos, a fim de lhe verificarmos todas as minúcias.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma dúvida, pode mandar e-mail para:
contato.svdee@gmail.com
Não será enviado e-mail de resposta; apenas serão corrigidas as informações erradas e mantidas as julgadas corretas. As dúvidas serão contempladas em novos textos.
ATENÇÃO!!! NÃO PEDIMOS DINHEIRO OU OUTRAS COLABORAÇÕES POR NENHUM MEIO!

bottom of page