DEFINIÇÕES
- svdee1
- 7 de out.
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Atualizado: 18 de out.
ENTENDIMENTOS
Alma - O Espírito, quando encarnado. Ser imaterial e individual que reside em nós e sobrevive ao corpo. (7)(10)(11)
Deus - Inteligência suprema e causa primária de todas as coisas. (14)
Doutrina Espírita - O mesmo que Espiritismo. (4)
Erraticidade – Período mais ou menos longo entre uma encarnação e outra. (9)
Espírita - Adepto do Espiritismo. (3) Incluir o que é relativo ao Espiritismo ou aos Espíritos.
Espiritismo - Crença nos Espíritos e nas suas comunicações. Tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. Filosofia espiritualista. (2) (3) (4) (6) Ciência do Infinito. (13)
Espiritista - O mesmo que Espírita. (5)
Espírito - A alma, quando separada do corpo. (9) Força da Natureza. (12)
Espiritualismo - Oposto do Materialismo. Crença em algo mais do que a matéria, sem, necessariamente, crer em Espíritos ou nas comunicações deles. (1)
Espiritualista - Aquele que acredita haver em si alguma coisa mais que matéria. Não significa, necessariamente que creia em Espíritos ou nas comunicações deles. (2)
Infinito – É uma abstração usada para definir o que não tem começo nem fim, o desconhecido; tudo o que é desconhecido é infinito.(14)
Médiuns - Meios ou intermediários entre os Espíritos e os homens. (8)
FONTES
Livro dos Espíritos, Introdução, "Ao Estudo da Doutrina Espírita I"
Para se designarem coisas novas são precisos termos novos. Assim o exige a clareza da linguagem, para evitar a confusão inerente à variedade de sentidos das mesmas palavras.
Os vocábulos espiritual, espiritualista, espiritualismo têm acepção bem definida. Dar-lhes outra, para aplicá-los à doutrina dos Espíritos, fora multiplicar as causas já numerosas de anfibologia.
(1) Com efeito, o espiritualismo é o oposto do materialismo.
(2) Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria, é espiritualista. Não se segue daí, porém, que creia na existência dos Espíritos ou em suas comunicações com o mundo visível.
(3) Em vez das palavras espiritual, espiritualismo, empregamos, para indicar a crença a que vimos de referir-nos, os termos espírita e espiritismo, cuja forma lembra a origem e o sentido radical e que, por isso mesmo, apresentam a vantagem de ser perfeitamente inteligíveis, deixando ao vocábulo espiritualismo a acepção que lhe é própria.
(4) Diremos, pois, que a doutrina espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível.
(5) Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas, ou, se quiserem, os espiritistas.
(6) Como especialidade, O Livro dos Espíritos contém a doutrina espírita; como generalidade, prende-se à doutrina espiritualista, uma de cujas fases apresenta. Essa a razão por que traz no cabeçalho do seu título as palavras: Filosofia espiritualista.
Livro dos Espíritos, Introdução, "Ao Estudo da Doutrina Espírita II"
(7) A fim de evitar todo equívoco, seria necessário restringir-se a acepção do termo alma a uma daquelas idéias. A escolha é indiferente; o que se faz mister é o entendimento entre todos, reduzindo-se o problema a uma simples questão de convenção. Julgamos mais lógico tomá-lo na sua acepção vulgar e por isso chamamos ALMA ao ser imaterial e individual que em nós reside e sobrevive ao corpo.
Livro dos Espíritos, Introdução, "Ao Estudo da Doutrina Espírita IV"
(8) A cesta ou a prancheta só podem ser postas em movimento debaixo da influência de certas pessoas, dotadas, para isso, de um poder especial, as quais se designam pelo nome de médiuns, isto é — meios ou intermediários entre os Espíritos e os homens.
Livro dos Espíritos, Introdução, "Ao Estudo da Doutrina Espírita VI"
(9) Deixando o corpo, a alma volve ao mundo dos Espíritos, donde saíra, para passar por nova existência material, após um lapso de tempo mais ou menos longo, durante o qual permanece em estado de Espírito errante.
(10) As qualidades da alma são as do Espírito que está encarnado em nós; assim, o homem de bem é a encarnação de um bom Espírito, o homem perverso a de um Espírito impuro.
(11) “A alma é um Espírito encarnado, sendo o corpo apenas o seu envoltório.
“Há no homem três coisas: 1º, o corpo ou ser material análogo aos animais e animado pelo mesmo princípio vital; 2º, a alma ou ser imaterial, Espírito encarnado no corpo; 3º, o laço que prende a alma ao corpo, princípio intermediário entre a matéria e o Espírito.
(12) Os Espíritos exercem incessante ação sobre o mundo moral e mesmo sobre o mundo físico. Atuam sobre a matéria e sobre o pensamento e constituem uma das potências da Natureza, causa eficiente de uma multidão de fenômenos até então inexplicados ou mal explicados e que não encontram explicação racional senão no Espiritismo.
Livro dos Espíritos, Introdução, "Ao Estudo da Doutrina Espírita XIII"
(13) Anos são precisos para formar-se um médico medíocre e três quartas partes da vida para chegar-se a ser um sábio. Como pretender-se em algumas horas adquirir a Ciência do Infinito? Ninguém, pois, se iluda: o estudo do Espiritismo é imenso; interessa a todas as questões da metafísica e da ordem social; é um mundo que se abre diante de nós. Será de admirar que o efetuá-lo demande tempo, muito tempo mesmo?
Livro dos Espíritos, Parte Primeira, Das Causas Primárias, Capítulo I – De Deus
(14) DEUS E O INFINITO
1. Que é Deus?
“Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.”1 (Vide Nota Especial nº 1, da Editora (FEB), à pág. 604.)
2. Que se deve entender por infinito?
“O que não tem começo nem fim: o desconhecido; tudo o que é desconhecido é infinito.”
3. Poder-se-ia dizer que Deus é o infinito?
“Definição incompleta. Pobreza da linguagem humana, insuficiente para definir o que está acima da linguagem dos homens.”
Deus é infinito em suas perfeições, mas o infinito é uma abstração. Dizer que Deus é infinito é tomar o atributo de uma coisa pela coisa mesma, é definir uma coisa que não está conhecida por uma outra que não o está mais do que a primeira.


