FRAUDES
- svdee1
- 8 de out.
- 4 min de leitura
ENTENDIMENTOS
Pode-se considerar, apressadamente, um fenômeno que não se consiga explicar pelas leis naturais CONHECIDAS como uma fraude. (1)
Mesmo que se verifique fraude em alguns casos, não se pode negar todos os outros inúmeros fatos. A Física, por exemplo, não vai deixar de ser uma ciência respeitável se aparecerem charlatões que se digam físicos sem o serem. (2)
Se estes fatos que se proliferam por todo o mundo, contando com diversas pessoas instruídas e de renome por testemunhas e/ou participantes, fossem mistificações, seriam ainda mais extraordinários do que são; como explicar tantos enganados, vários com excelente nível de instrução, por tanto tempo? (3)
No mundo dos Espíritos, nada fica oculto e o hipócrita será desmascarado e serão patenteadas todas as suas torpezas, além de ter a presença inevitável, e de todos os instantes, daqueles para com quem tenha procedido mal. (4)
Espíritos de personagens conhecidas manifestam-se bastante, mas, dentre os Espíritos que vêm espontaneamente, é muito maior o número dos desconhecidos com um nome qualquer ou alegórico, característico, do que o dos ilustres. Quanto aos evocados, é muito natural que não sendo parente ou amigo, nos dirijamos aos que conhecemos ao invés dos que nos são desconhecidos. O nome das personagens ilustres atrai mais a atenção, por isso é que são notadas. (5)
Nota-se diferenças de linguagem entre os Espíritos.
Como os Espíritos diferem uns dos outros em conhecimento e moralidade, uma mesma questão pode ser respondida de maneiras distintas e até mesmo opostas, conforme a categoria do Espírito que responde, da mesma maneira que ocorreria se perguntássemos a um sábio, a um ignorante ou a um gracejador encarnados. É essencial sabermos a quem nos dirigimos. (6)
Há quem pergunte por que os Espíritos ditos Superiores nem sempre estão de acordo. Entenderemos através do estudo (Que requer muita atenção, observação profunda, continuidade e perseverança.) que nem tudo o que parece contraditório de fato o é. A forma da resposta depende muitas vezes da forma da questão. Frequentemente só há diferença de palavras. Os Espíritos superiores não se preocupam absolutamente com a forma. Para eles, o fundo do pensamento é tudo.
O estudo do Espiritismo é imenso; interessa a todas as questões da metafísica e da ordem social; é um mundo que se abre diante de nós. (7)
FONTES
Livro dos Espíritos, Introdução, "Ao Estudo da Doutrina Espírita III"
(1) Objetam, porém, algumas pessoas: há freqüentemente fraudes manifestas. Perguntar-lhes-emos, em primeiro lugar, se estão bem certas de que haja fraudes e se não tomaram por fraude efeitos que não podiam explicar, mais ou menos como o camponês que tomava por destro escamoteador um sábio professor de Física a fazer experiências.
(2) Admitindo-se mesmo que tal coisa tenha podido verificar-se algumas vezes, constituiria isso razão para negar-se o fato? Dever-se-ia negar a Física, porque há prestidigitadores que se exornam com o título de físicos?
(3) Admite-se que uma pessoa se divirta por algum tempo, mas um gracejo prolongado indefinidamente se tornaria tão fastidioso para o mistificador, como para o mistificado. Acresce que, numa mistificação que se propaga de um extremo a outro do mundo e por entre as mais austeras, veneráveis e esclarecidas personalidades, qualquer coisa há, com certeza, tão extraordinária, pelo menos, quanto o próprio fenômeno.
Livro dos Espíritos, Introdução, "Ao Estudo da Doutrina Espírita VI"
(4) Ensinam, finalmente, que, no mundo dos Espíritos, nada podendo estar oculto, o hipócrita será desmascarado e patenteadas todas as suas torpezas; que a presença inevitável, e de todos os instantes, daqueles para com quem houvermos procedido mal constitui um dos castigos que nos estão reservados; que ao estado de inferioridade e superioridade dos Espíritos correspondem penas e gozos desconhecidos na Terra.
Livro dos Espíritos, Introdução, "Ao Estudo da Doutrina Espírita XI"
(5) Esquisito é, acrescentam, que só se fale dos Espíritos de personagens conhecidas e perguntam por que são eles os únicos a se manifestarem. Há ainda aqui um erro, oriundo, como tantos outros, de superficial observação. Dentre os Espíritos que vêm espontaneamente, muito maior é, para nós, o número dos desconhecidos do que o dos ilustres, designando-se aqueles por um nome qualquer, muitas vezes por um nome alegórico ou característico. Quanto aos que se evocam, desde que não se trate de parente ou amigo, é muito natural nos dirijamos aos que conhecemos, de preferência a chamar pelos que nos são desconhecidos. O nome das personagens ilustres atrai mais a atenção, por isso é que são notadas.
Livro dos Espíritos, Introdução, "Ao Estudo da Doutrina Espírita XIII"
(6) "As observações que aí ficam nos levam a dizer alguma coisa acerca de outra dificuldade, da divergência que se nota na linguagem dos Espíritos.
Diferindo estes muito uns dos outros, do ponto de vista dos conhecimentos e da moralidade, é evidente que uma questão pode ser por eles resolvida em sentidos opostos, conforme a categoria que ocupam, exatamente como sucederia, entre os homens, se a propusessem ora a um sábio, ora a um ignorante, ora a um gracejador de mau gosto. O ponto essencial, temo-lo dito, é sabermos a quem nos dirigimos.”
(7) Mas, ponderam, como se explica que os tidos por Espíritos de ordem superior nem sempre estejam de acordo?
Diremos, em primeiro lugar, que, independentemente da causa que vimos de assinalar, outras há de molde a exercerem certa influência sobre a natureza das respostas, abstração feita da probidade dos Espíritos. Este é um ponto capital, cuja explicação alcançaremos pelo estudo. Por isso é que dizemos que estes estudos requerem atenção demorada, observação profunda e, sobretudo, como aliás o exigem todas as ciências humanas, continuidade e perseverança.
Anos são precisos para formar-se um médico medíocre e três quartas partes da vida para chegar-se a ser um sábio. Como pretender-se em algumas horas adquirir a Ciência do Infinito? Ninguém, pois, se iluda: o estudo do Espiritismo é imenso; interessa a todas as questões da metafísica e da ordem social; é um mundo que se abre diante de nós. Será de admirar que o efetuá-lo demande tempo, muito tempo mesmo?
A contradição, demais, nem sempre é tão real quanto possa parecer. Não vemos todos os dias homens que professam a mesma ciência divergirem na definição que dão de uma coisa, quer empreguem termos diferentes, quer a encarem de pontos de vista diversos, embora seja sempre a mesma a idéia fundamental? Conte quem puder as definições que se têm dado de gramática! Acrescentaremos que a forma da resposta depende muitas vezes da forma da questão.
Pueril, portanto, seria apontar contradição onde frequentemente só há diferença de palavras. Os Espíritos superiores não se preocupam absolutamente com a forma. Para eles, o fundo do pensamento é tudo.


