LEI DE JUSTIÇA, AMOR E CARIDADE
- svdee1
- 8 de out.
- 1 min de leitura
ENTENDIMENTOS
A moral dO Cristo pode ser resumida nesta máxima evangélica: Fazer aos outros o que quereríamos que os outros nos fizessem; ou seja, fazer o bem e não o mal. Esta é uma regra universal de proceder para o homem, mesmo nas suas menores ações. (1)
O homem que, já neste mundo, se desliga da matéria, desprezando as futilidades mundanas e amando o próximo, se avizinha da natureza espiritual; o Forte e o Poderoso devem amparo e proteção ao Fraco, pois aquele que abusa da força e do poder para oprimir o seu semelhante transgride a Lei de Deus. (2)
FONTES
Livro dos Espíritos, Introdução, "Ao Estudo da Doutrina Espírita VI"
(1) “A moral dos Espíritos superiores se resume, como a do Cristo, nesta máxima evangélica: Fazer aos outros o que quereríamos que os outros nos fizessem, isto é, fazer o bem e não o mal. Neste princípio encontra o homem uma regra universal de proceder, mesmo para as suas menores ações.
(2) “Ensinam-nos que o egoísmo, o orgulho, a sensualidade são paixões que nos aproximam da natureza animal, prendendo-nos à matéria; que o homem que, já neste mundo, se desliga da matéria, desprezando as futilidades mundanas e amando o próximo, se avizinha da natureza espiritual; que cada um deve tornar-se útil, de acordo com as faculdades e os meios que Deus lhe pôs nas mãos para experimentá-lo; que o Forte e o Poderoso devem amparo e proteção ao Fraco, porquanto transgride a Lei de Deus aquele que abusa da força e do poder para oprimir o seu semelhante.


