LEI DE TRABALHO
- svdee1
- 8 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de out.
ENTENDIMENTOS
O homem que, já neste mundo, se desliga da matéria, desprezando as futilidades mundanas e amando o próximo, se avizinha da natureza espiritual; cada um deve tornar-se útil, de acordo com as faculdades e os meios que Deus lhe pôs nas mãos para experimentá-lo; o Forte e o Poderoso devem amparo e proteção ao Fraco, pois aquele que abusa da força e do poder para oprimir o seu semelhante transgride a Lei de Deus. (1)
O homem quintessencia o espírito pelo trabalho; só mediante o trabalho do corpo o Espírito adquire conhecimentos. (2)
O símbolo escolhido pelos Espíritos Superiores para o trabalho d’O Criador foi a cepa.(2)
FONTES
Livro dos Espíritos, Introdução, "Ao Estudo da Doutrina Espírita VI"
(1) “Ensinam-nos que o egoísmo, o orgulho, a sensualidade são paixões que nos aproximam da natureza animal, prendendo-nos à matéria; que o homem que, já neste mundo, se desliga da matéria, desprezando as futilidades mundanas e amando o próximo, se avizinha da natureza espiritual; que cada um deve tornar-se útil, de acordo com as faculdades e os meios que Deus lhe pôs nas mãos para experimentá-lo; que o Forte e o Poderoso devem amparo e proteção ao Fraco, porquanto transgride a Lei de Deus aquele que abusa da força e do poder para oprimir o seu semelhante.
Livro dos Espíritos, Prolegômenos
(2) “Porás no cabeçalho do livro a cepa que te desenhamos, porque é o emblema do trabalho do Criador. Aí se acham reunidos todos os princípios materiais que melhor podem representar o corpo e o espírito. O corpo é a cepa; o espírito é o licor; a alma ou espírito ligado à matéria é o bago. O homem quintessencia o espírito pelo trabalho e tu sabes que só mediante o trabalho do corpo o Espírito adquire conhecimentos.


