MOTIVOS DE OPOSIÇÃO À DOUTRINA
- svdee1
- 8 de out.
- 1 min de leitura
Atualizado: 20 de out.
ENTENDIMENTOS
O ceticismo quando não resulta de uma oposição sistemática por interesse, origina-se quase sempre do conhecimento incompleto dos fatos, o que não impede que alguns tratem a questão como se a conhecessem a fundo. Pode-se ter muito atilamento, muita instrução mesmo, e carecer-se de bom-senso. E o primeiro indício da falta de bom-senso está em alguém crer que o seu juízo é infalível. (1)
Os contraditores mais encarniçados, encarnados ou desencarnados, são os que têm interesse nos abusos. (2)
FONTES
Livro dos Espíritos, Introdução, "Ao Estudo da Doutrina Espírita XVII"
(1) O cepticismo, no tocante à Doutrina Espírita, quando não resulta de uma oposição sistemática por interesse, origina-se quase sempre do conhecimento incompleto dos fatos, o que não obsta a que alguns cortem a questão como se a conhecessem a fundo. Pode-se ter muito atilamento, muita instrução mesmo, e carecer-se de bom-senso. Ora, o primeiro indício da falta de bom-senso está em crer alguém infalível o seu juízo. Muita gente também há para quem as manifestações espíritas nada mais são do que objeto de curiosidade. Confiamos em que, lendo este livro, encontrarão nesses extraordinários fenômenos alguma coisa mais do que simples passatempo.
Livro dos Espíritos, Prolegômenos
(2) “Não te deixes desanimar pela crítica. Encontrarás contraditores encarniçados, sobretudo entre os que têm interesse nos abusos. Encontrá-los-ás mesmo entre os Espíritos, por isso que os que ainda não estão completamente desmaterializados procuram freqüentemente semear a dúvida por malícia ou ignorância. Prossegue sempre. Crê em Deus e caminha com confiança: aqui estaremos para te amparar e vem próximo o tempo em que a Verdade brilhará de todos os lados.


