top of page

O PRINCÍPIO INTELIGENTE É INDEPENDENTE DO PRINCÍPIO MATERIAL

  • svdee1
  • 8 de out.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de out.

ENTENDIMENTOS

Pode existir vida desprovida de pensamento; logo, o princípio vital é coisa distinta e independente do pensamento. (1)

Por meio da observação, é notório que:

- os seres orgânicos têm em si uma força íntima que determina o fenômeno da vida, enquanto essa força existe;

- a vida material é comum a todos os seres orgânicos e independe da inteligência e do pensamento;

- a inteligência e o pensamento são faculdades próprias de certas espécies orgânicas;

- dentre essas espécies orgânicas dotadas de inteligência e de pensamento, está a espécie humana, que é dotada também de um senso moral especial, dando-lhe incontestável superioridade sobre as outras. (2)

O homem tem duas naturezas: pelo corpo, participa da natureza dos animais, cujos instintos lhe são comuns; pela alma, participa da natureza dos Espíritos. (3)

Fenômenos que não obedecem às leis da ciência (que estuda o Mundo Material) se dão por toda parte, revelando na causa que os produz a ação de uma vontade livre e inteligente.

A razão diz que um efeito inteligente há de ter como causa uma força inteligente e os fatos hão provado que essa força é capaz de entrar em comunicação com os homens por meio de sinais materiais.

Interrogada acerca da sua natureza, essa força declarou pertencer ao Mundo Espiritual. Assim é que foi revelada a Doutrina dos Espíritos. (4)


FONTES

Livro dos Espíritos, Introdução, "Ao Estudo da Doutrina Espírita II"

(1) Pois que pode haver vida com exclusão da faculdade de pensar, o princípio vital é coisa distinta e independente.

(2) Seja como for, um fato há que ninguém ousaria contestar, pois que resulta da observação: é que os seres orgânicos têm em si uma força íntima que determina o fenômeno da vida, enquanto essa força existe; que a vida material é comum a todos os seres orgânicos e independe da inteligência e do pensamento; que a inteligência e o pensamento são faculdades próprias de certas espécies orgânicas; finalmente, que entre as espécies orgânicas dotadas de inteligência e de pensamento há uma dotada também de um

senso moral especial, que lhe dá incontestável superioridade sobre as outras: a espécie humana.

Livro dos Espíritos, Introdução, "Ao Estudo da Doutrina Espírita VI"

(3) “Tem assim o homem duas naturezas: pelo corpo, participa da natureza dos animais, cujos instintos lhe são comuns; pela alma, participa da natureza dos Espíritos.

Livro dos Espíritos, Prolegômenos

(4) Fenômenos alheios às leis da ciência humana se dão por toda parte, revelando na causa que os produz a ação de uma vontade livre e inteligente.

A razão diz que um efeito inteligente há de ter como causa uma força inteligente e os fatos hão provado que essa força é capaz de entrar em comunicação com os homens por meio de sinais materiais.

Interrogada acerca da sua natureza, essa força declarou pertencer ao mundo dos seres espirituais que se despojaram do invólucro corporal do homem. Assim é que foi revelada a Doutrina dos Espíritos.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma dúvida, pode mandar e-mail para:
contato.svdee@gmail.com
Não será enviado e-mail de resposta; apenas serão corrigidas as informações erradas e mantidas as julgadas corretas. As dúvidas serão contempladas em novos textos.
ATENÇÃO!!! NÃO PEDIMOS DINHEIRO OU OUTRAS COLABORAÇÕES POR NENHUM MEIO!

bottom of page