OS CORPOS
- svdee1
- 8 de out.
- 2 min de leitura
ENTENDIMENTOS
O Espírito usa temporariamente um invólucro material perecível que lhe prende; a morte o destrói, restituindo a liberdade ao Espírito. (1)(4)
O corpo é apenas o envoltório da alma. (2)
O homem é constituído de três partes: o corpo, parte material análoga aos animais, animada pelo princípio vital; a alma, parte imaterial, que é o Espírito encarnado no corpo; e o laço que prende a alma ao corpo (perispírito), princípio intermediário entre a matéria e o Espírito. (3)
O Espírito influencia a matéria e vice-versa. (5)
FONTES
Livro dos Espíritos, Introdução, "Ao Estudo da Doutrina Espírita VI"
(1) Os Espíritos revestem temporariamente um invólucro material perecível, cuja destruição pela morte lhes restitui a liberdade.
(2) A alma é um Espírito encarnado, sendo o corpo apenas o seu envoltório.
(3) Há no homem três coisas: 1º, o corpo ou ser material análogo aos animais e animado pelo mesmo princípio vital; 2º, a alma ou ser imaterial, Espírito encarnado no corpo; 3º, o laço que prende a alma ao corpo, princípio intermediário entre a matéria e o Espírito.
(4) O laço ou perispírito, que prende ao corpo o Espírito, é uma espécie de envoltório semimaterial. A morte é a destruição do invólucro mais grosseiro. O Espírito conserva o segundo, que lhe constitui um corpo etéreo, invisível para nós no estado normal, porém que pode tornar-se acidentalmente visível e mesmo tangível, como sucede no fenômeno das aparições.
(5) O Espírito encarnado se acha sob a influência da matéria; o homem que vence esta influência, pela elevação e depuração de sua alma, se aproxima dos bons Espíritos, em cuja companhia um dia estará. Aquele que se deixa dominar pelas más paixões, e põe todas as suas alegrias na satisfação dos apetites grosseiros, se aproxima dos Espíritos impuros, dando preponderância à sua natureza animal.


