top of page

CRIAÇÃO

  • svdee1
  • 7 de out.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 18 de out.

ENTENDIMENTOS

Para crer-se em Deus, basta olhar as obras da Criação. Não há efeito sem causa. O Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa e crer que o nada pode criar alguma coisa. (5)

Deus criou o Universo, que abrange todos os seres animados e inanimados, materiais e imateriais. (1)

Os seres materiais (entre eles, nós, enquanto encarnados) constituem o mundo visível, ou corpóreo, ou corporal, e os seres imateriais (Espíritos ou Gênios), o mundo invisível ou espírita, isto é, dos Espíritos. O mundo espírita é o mundo normal, primitivo, eterno, preexistente e sobrevivente a tudo. O mundo corporal é secundário; poderia deixar de existir, ou não ter jamais existido, sem que por isso se alterasse a essência do mundo espírita. (2)

Ele escolheu a espécie humana para a encarnação dos Espíritos que chegaram a certo grau de desenvolvimento. Dentre as diferentes espécies de seres corpóreos, o homem tem superioridade moral e intelectual sobre as demais. (3)

“Os Espíritos desenharam uma cepa como símbolo do trabalho d’O Criador, com o corpo sendo representado pela cepa; o espírito sendo o licor; e a alma ou Espírito ligado à matéria, o bago.(4)


FONTES

Livro dos Espíritos, Introdução, "Ao Estudo da Doutrina Espírita VI"

(1) "Deus é eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom. “Criou o Universo, que abrange todos os seres animados, e inanimados, materiais e imateriais.

(2) “Os seres materiais constituem o mundo visível ou corpóreo, e os seres imateriais, o mundo invisível ou espírita, isto é, dos Espíritos. “O mundo espírita é o mundo normal, primitivo, eterno, preexistente e sobrevivente a tudo. “O mundo corporal é secundário; poderia deixar de existir, ou não ter jamais existido, sem que por isso se alterasse a essência do mundo espírita.

(3) “Entre as diferentes espécies de seres corpóreos, Deus escolheu a espécie humana para a encarnação dos Espíritos que chegaram a certo grau de desenvolvimento, dando-lhe superioridade moral e intelectual sobre as outras.

Livro dos Espíritos, Prolegômenos

(4) “Porás no cabeçalho do livro a cepa que te desenhamos, porque é o emblema do trabalho do Criador. Aí se acham reunidos todos os princípios materiais que melhor podem representar o corpo e o espírito. O corpo é a cepa; o espírito é o licor; a alma ou espírito ligado à matéria é o bago. O homem quintessencia o espírito pelo trabalho e tu sabes que só mediante o trabalho do corpo o Espírito adquire conhecimentos.

Livro dos Espíritos, Parte Primeira, Das Causas Primárias, Capítulo I – De Deus

(5) PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS

4. Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?

“Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá.”

Para crer-se em Deus, basta se lance o olhar sobre as obras da Criação. O Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa e avançar que o nada pôde fazer alguma coisa.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma dúvida, pode mandar e-mail para:
contato.svdee@gmail.com
Não será enviado e-mail de resposta; apenas serão corrigidas as informações erradas e mantidas as julgadas corretas. As dúvidas serão contempladas em novos textos.
ATENÇÃO!!! NÃO PEDIMOS DINHEIRO OU OUTRAS COLABORAÇÕES POR NENHUM MEIO!

bottom of page